terça-feira, 24 de novembro de 2015

O DIÁCONO DE RITO ORIENTAL




A palavra Diácono vem do grego Diakonos e é encontrara 30 vezes no Novo Testamento. O Diácono é um cargo hierárquico existente desde os primeiros tempos da Igreja de Cristo. Tendo função primordial de servir aos presbíteros e bispos. E logicamente ser interlocutor entre os fieis e o clero. 

Na liturgia oriental, o Diácono, não pode dar bençãos (diferente do rito romano-Igreja Católica Romana) e nem realizar casamentos.

Aos diáconos são entregues a função de proclamar o Evangelho, iniciar as orações, auxiliar diretamente na Divina Liturgia, levar as oferendas, colocar o vinho no cálice e a água. 

Antes da ordenação Diaconal , existe o grau inferior chamado de Subdiaconato:

 Atrás dos subdiáconos se encontram os acólitos ("coroinhas") .

O subdiácono é o auxiliar do Diácono. Seu paramento se apresenta como uma Dalmática chamada de Sticharion. Onde o mesmo usa uma faixa  e uma estola em forma de "X" na frente e nas costas. 

 O Diácono no entanto usa a mesma "dalmática" porém sua estola chamada também por Epitrachion, será presa no ombro esquerdo e pendurada tendo três cruzes gravadas na mesma. E usará a ponta da estola sempre segurando-a com a a mão direita. 




 Ordenação Diaconal no Rito Armênio 



O Diácono que auxilia nas ações litúrgicas do bispo na catedral,  recebe o título de Proto-Diácono. Onde o mesmo usa a estola transversal (Orárion), mais a estola pendurada no ombro esquerdo. Onde usa-se segurando sua com a mão direita. 


                                             liturgia bizantina ucraniana

O diácono sempre usa sua estola segurando-a com a mão direita. 

num funeral 

 Diácono (proto diácono) bizantino proclamando o Evangelho em língua Grega numa Missa de rito romano na basílica de São Pedro -Vaticano. 

Dois jovens Proto-Diáconos de rito armênio. 


Diácono de rito armênio


Dois Diáconos (Proto-diáconos) de Rito Copta 


ordenação diaconal da Igreja Católica Oriental  Ucraniana (Rito bizantino) no Brasil 


rito sírio antioquino 

Nenhum comentário:

Postar um comentário