domingo, 29 de novembro de 2015

OS BISPOS ORIENTAIS CATÓLICOS E ORTODOXOS


Bispos de Rito Oriental 
[...] No fim do século I terminou a época dos Apóstolos e assim iniciou-se a época dos "Episcopes" (bispos). No século II foram instituídos os Bispos para cada Igreja local. No século III a Igreja já estava melhor organizada, tendo em cada metrópole um bispo. Com o crescimento cada vez maior e rápido das comunidades cristãs , principalmente após o Edito de Milão (313 d.C ), quando o imperador romano Constantino I, estabeleceu a liberdade religiosa, a Igreja sentiu necessidade de ter uma boa estrutura a fim de guardar todo o seu patrimônio cultural . (KHATLAB, 1997, p. 46).

Dai foi surgindo as grandes Sedes Apostólicas , onde os apóstolos e seus sucessores mais próximos iam estabelecendo a Igreja e muitas vezes sendo mortos nas mesmas. Como foi o caso de S. Pedro, S. Paulo, S. André, S. Tiago Menor, S. Tomé, S. Bartolomeu etc. 
visita a tumba do Apóstolo São Paulo em Roma. Patriarca Ortodoxo sua santidade Bartolomeu I com o Papa Bento XVI.


Nos primórdios do cristianismo eram 5 principais patriarcados : Roma, Constantinopla, Alexandria, Antioquia e Jerusalém. 



Roma por ter lá o apostolo Pedro ter sido chefe da Igreja romana(considerado o primeiro bispo de Roma) e ter sido martirizado junto com S. Paulo(como atesta a arqueologia e os primeiros historiadores judeus e cristãos). Levantou por conta disso o direito de ponto de unidade de toda a Igreja Universal. Tendo assim o seu patriarca o poder total da Igreja de Cristo. Assim o Bispo da Sé Apostólica Romana se tornava o Grande Patriarca, o Papa.

O que depois gerou uma separação por parte da Igreja que estava estabelecida no Oriente. Se titulando como "ortodoxas". Muitas dioceses optaram em voltar a esta em união plena com o Papa Romano. E como acordo se preservou todas as tradições cristãs do Oriente e podem ser classificadas legitimamente como sendo Católicas. 
Bento XVI com os Patriarcas das Igrejas Católicas Orientais 

Os Bispos das Igrejas Orientais Católicas e Ortodoxas, são chamados também pelo título de Eparcas e suas dioceses de Eparquias. e quando ainda não foi instituída uma diocese e existe um bispo (eparca) esse recebe o titulo de Exarca e seu território eclesiástico de "exarcado apostólico", como se fosse uma Administração apostólica (no código canônico da Igreja Latina (católica romana). Esse bispo oriental no entanto fica dependente juridicamente da Sé Romana e não de um Patriarcado Católico Oriental ou mesmo a um sínodo de sua Igreja ritual. 


Patriarca Católico Oriental Ucraniano

Arcebispo Maior George-Alencherry_Syro-Malabar Rito Caldeu Malabar (Índia )




 Patriarca Neses Pedro XIX (falecido) da Igreja Católica Oriental Armênia


Mor Baselios Cleemis, arcebispo maior dos católicos orientais malancares da Índia (Rito Sírio Antioquino)

Arcebispo  Maior emérito da Igreja Oriental Copta Católica (Égito)
 Rito Copta Alexandrino.





visita a Catedral Ortodoxa de rito bizantino em São Paulo do Patriarca Maronita 

Patriarca Maronita (Rito Sírio Maronita)
 única Igreja do Oriente que não tem parte "Ortodoxa" (separada da Igreja Católica Romana)

Patriarca Maronita Béchara Pierre Raï 


Patriarca Sírio Antioqueno Católico Inácio José III Younan (Rito Sírio) (Igreja Siríaca Católica)

Patriarca Greco Melquita Gregorios III Laham (Rito Bizantino)
Igreja Greco Melquita Católica 

Nenhum comentário:

Postar um comentário