quinta-feira, 26 de novembro de 2015

OS PADRES CATÓLICOS ORIENTAIS


O pronome de tratamento dado aos presbíteros é "Pai" , convertendo-se para a forma mais latina "Padre" nos países de língua portuguesa, espanhola e na Itália. 

A função dos presbíteros na Igreja Católica Romana e nas Igrejas Orientais são praticamente os mesmos. 

Uma peculiaridade é que na disciplina das Igrejas Orientais Católicas (unidas ao Papa) e as separadas chamadas de "Ortodoxas". O seminarista ou diácono pode se casar antes da ordenação presbiteral, ou seja, antes de se tornar padre pode casar. Já sendo padre é proibido se casar. 

Padre de rito oriental com sua família (esposa e filho)

Os paramentos litúrgicos são quase os mesmos para os ritos orientais, diferindo dos padres sírios antioquenos e dos etíopes. 
Padres de pluvial (de uso obrigatório) e com adornos de cor rosa no Rito Caldeo Malabar 


 Padres de rito sírio , com suas pluviais e o lenço tradicional sírio ou algum tipo de barrete preto cobrindo a cabeça sempre. 

Padres concelebrando pertencentes ao rito Sírio- Antioquino 

Padre de Rito Bizantino , rezando e incensando o ícone da virgem Maria
  
Padre de rito oriental recebendo inusitadamente o pedido de benção com um tradicional beijo na mão, por um jovem roqueiro. 

ordenação presbiteral em rito Armênio . 

Os padres de rito armênio muitos deles são presbíteros mitrados , usam uma coroa que os bispos usam. Tal mitra é diferente da do bispo de rito armênio. Se usa a "mitra" oriental padrão ou outra diferenciada. Como é no rito romano na Igreja Católica Romana. Onde existe os presbíteros mitrados que são os Abades , que usam Mitra enquanto exercem o governo abacial. 
Padre de Rito Etíope Alexandrino , numa Missa no Vaticano





A maioria dos padres usam esse tipo de casula chamada de felónion , seguido das estolas (Epitrakilon) que são unidas ao pescoço . 


Nenhum comentário:

Postar um comentário