quarta-feira, 25 de novembro de 2015

OS RITOS ORIENTAIS DA IGREJA

Patriarcas e Arcebispos  Católicos Orientais
Primeiramente devo informar que a Igreja de Cristo nasceu no Oriente (Jerusalém), e seus apóstolos e primeiros sucessores(Bispos) em missão por onde passava fundava uma comunidade cristã e por um tempo residiam nelas. Muitas vezes mandavam representantes e em seguida iam pessoalmente para oficializa-las ou morrer nelas por conta da perseguição religiosa e politica que existia nos primeiros séculos por conta do império Romano. 

Foi então que em Jerusalém, Antioquia, Alexandria, Constantinopla e Roma. Se constituiu a base para a elaboração dos principais ritos usados para celebrar o santo sacrifício do altar, a Missa. 

No Oriente se desenvolveu os seguintes ritos:


Em Antioquia , Rito Siríaco-Antioquino:
a) Sírio Maronita 
b) Sírio Malakar

c) Sírio Antioquino



Rito maronita (todos os sacerdotes usam capa pluvial) durante toda Missa. Algumas orações são em aramaico. 

Ordenação presbiteral em rito sírio Antioquino

Rito Sírio Antioquino  (os sacerdotes usam um lenço na cabeça fora e dentro da ação litúrgica). 


Na CaldeiaRito Caldeu:
a) Caldeana 

b) Malabar 

rito caldeu sírio malabar (todos os usam pluvial e fitas rosas ). Os bispos usam uma mitra diferenciada pequena e com uma cruz no topo. 

Bispos Sírio Malabares (Índia) rito Caldeu Malabar

Em AlexandriaRito Alexandrino:
a) Copta 

b) Etíope 
Rito Alexandrino/ Etíope ( Etiópia) 

Missa (Divina Liturgia) em rito Alexandrino/Copta  (Egito)

Na ArmêniaRito Armênio:
a) Armênio 

Os bispos , arcebispos e Patriarcas do rito Armênio , usam mitras  grandes e bem ornadas. 

Missa em Rito Armênio

Em ConstantinoplaRito Bizantino:
a) Greco-Bizantino

Missa Bizantina

rito Bizantino
Rito Bizantino 


Os ritos citados, com o passar dos séculos sofreram variações. Alguns pertencem a mesma família ritual, porém apresentam vestimentas e algumas regras litúrgicas diferentes dos outros. Assim também é no rito romano da Igreja Católica Romana( que usa hoje em dia duas variações o antigo(tridentino) e o novo(de Paulo VI). 

Lembro também que tais denominações cristãs orientais, são em alguns casos mais antigas que a Igreja Católica Romana. Também é preciso informar que a Igreja Católica é a junção da Igreja Católica Apostólica Romana com mais 22 denominações de ritos orientais unidas ao Bispo de Roma, o Papa. Em cada Igreja Oriental Católica, seus bispos, Arcebispos e Patriarcas são escolhidos por cada denominação através de um sínodo. Onde para se oficializar é necessário a validação do Papa (dando legalidade ao que foi decidido). 


As outras Igrejas Orientais de origem apostólicas e que não estão unidas com o Bispo de Roma. São chamadas de "Ortodoxas"

A posição em que o sacerdote fica na maioria dos ritos orientais é a posição "de costas" para o povo. Mantendo a tradição dos primeiros séculos da liturgia eucarística.





Nenhum comentário:

Postar um comentário